Adenoidectomia – Cirurgia da adenoide
Entenda como é feito o diagnóstico, quais são as principais indicações, os benefícios e os cuidados no pós-operatório.
O que é a adenoide?
A adenoide é uma estrutura composta por tecido linfático (assim como as amígdalas).
Se localiza que chamamos de cavum, localizada no fundo do nariz, na transição da cavidade nasal para a cavidade oral (nasofaringe).
Quais os sintomas do aumento de adenoide e como é feito o diagnóstico?
A suspeita da hipertrofia (aumento) da adenoide inicia na história clínica, quando os pais referem que a criança respira pela boca, apresente roncos durante a noite e sono agitado. A adenoide ainda pode ser a causa de infecções de repetição, como gripes e otites.
Devido a sua localização, a adenoide não consegue ser vista durante o exame físico do consultório, sendo necessário a realização de exame de imagem. Para a visualização da adenoide, pode ser realizado o Raio-x ou a nasofibroscopia.

Raio X apresentando adenoide hipertrofiada e diminuição do espaço para a passagem do ar.
Por que a respiração oral pode ser prejudicial a criança?
A síndrome do respirador oral, ocorre devido adaptações funcionais com a mudança do padrão respiratório de nasal para oral, acarretando desvio do padrão de crescimento dento-craniofacial e repercussões sistêmicas. Na tentativa de aumentar o espaço para a passagem de ar, a língua é deslocada para baixo e para frente, empurrando os dentes anteriormente e o céu da boca para cima, causando o palato em ogiva e a profusão dos dentes incisivos centrais.
Esses distúrbios provocam problemas no desenvolvimento da criança como hiperatividade, queda do rendimento escolar, problemas comportamentais como dificuldade de concentração, irritabilidade, sonolência diurna e voz anasalada.
Como é a cirurgia – adenoidectomia?
A adenoidectomia é realizada sob anestesia geral para segurança do paciente e também proteção da via aérea. Em geral pode ser realizada no regime de hospital dia, com possibilidade de alta no mesmo dia.
Quais são os riscos: apresenta baixa taxa de complicações, sendo a principal o sangramento, sendo mais comum nas primeiras 6 horas de pós-operatório.
Como é o pós-operatório?
Apesar de a adenoidectomia ser um procedimento rápido e comum, é importante realizar os cuidados orientados para evitar sangramento no pós-operatório.
Em geral, os cuidados devem ser mantidos por 7 dias:
• Repouso: realizar brincadeiras dentro de casa e com pouco esforço
• Evitar atividades com esforço físico, como correr, andar de bicicleta
• Evitar exposição ao sol
• Alimentação pastosa, fria ou gelada
Felizmente, é incomum ocorrer complicações no pós-operatório de adenoidectomia. No entanto, caso ocorra sangramentos pela boca ou pelo nariz, vômitos que não melhoram ou febre persistente, é necessário avaliação médica de imediato.
Ficou alguma dúvida?
Entre em contato e agende sua consulta — terei prazer em ajudar!