Timpanotomia com tubo de ventilação
Saiba o que é a timpanotomia com colocação de tubo de ventilação, quando é indicada, como é o procedimento e os cuidados essenciais no pós-operatório
O que é a cirurgia?
Essa cirurgia consiste na realização de um pequeno furinho na membrana timpânica e colocação do tubo de ventilação (“dreno”), para desta forma ocorrer a drenagem do catarro preso atrás do tímpano e melhorar a ventilação do ouvido.
Mais comumente indicada nas crianças, principalmente associada a adenoidectomia.

Quais as indicações?
Otite média com efusão: presença de secreção (catarro) no ouvido médio que persista por mais de 3 meses, apesar do tratamento clínico. Principalmente quando associado a diminuição auditiva.
Como é feito o diagnóstico?
Em geral, os pais procuram o otorrino com a queixa de que a criança apresenta otites frequentes, ou que a mesma não está ouvindo bem (está ouvindo a televisão/celular com volume aumentado).
No exame físico (otoscopia), podemos em alguns casos visualizar a secreção por detrás do tímpano, ou simplesmente ver uma membrana timpânica menos brilhosa. O diagnóstico é confirmado através da audiometria associada a timpanometria.

Secreção visualizada atrás da membrana timpânica
Como é o pós-operatório?
Em geral é um pós-operatório indolor, com possibilidade de alta no mesmo dia do procedimento.
O principal cuidado é evitar molhar os ouvidos. Evitando principalmente mergulhos. Pois isso pode ser causa de infecções recorrentes.
Mesmo que o procedimento seja bem sucedido, poderão ocorrer em alguns casos pontuais complicações pós cirúrgicas como infecção, cicatrizes no tímpano e expulsão precoce do tubo de ventilação.
O dreno é expulso espontaneamente através da cicatrização do tímpano e isso pode ocorrer em média de 6 a 18 meses.
Ficou alguma dúvida?
Entre em contato e agende sua consulta — terei prazer em ajudar!